Confira! Como fazer um trabalho de pesquisa.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010 ·

1. Pesquisa

1.1. Em casa, na biblioteca, na cybe, faça a pesquisa do tema do trabalho em várias fontes, como livros, jornais, revistas, internet, etc. Lembre-se que a internet é apenas mais uma fonte de pesquisa, e não a única.

1.2. Após a pesquisa, selecione os dados mais importantes, eliminando as repetições de informações e/ou incoerências ao longo do trabalho que não sejam pertinentes ao tema.

1.3. Organize o conteúdo da pesquisa, faça a divisão das informações em capítulos ou tópicos, redigidos de maneira clara e objetiva para facilitar a compreensão do leitor.

1.4. Para localizar as palavras repetidas e substituí-las utilize a ferramenta do Word Control+L.



2. Elementos textuais

2.1. Introdução: é a parte inicial do trabalho, e tem por objetivo definir e indicar o caminho a seguir sobre o tema do trabalho.

2.2. É importante que durante a elaboração da introdução as seguintes questões sejam respondidas:

Qual é o assunto tratado no trabalho?

Qual é seu objetivo ao abordar esse assunto?

2.3. Importante: somente a partir da Introdução as páginas são numeradas.





3. Desenvolvimento: é o corpo do trabalho, no qual é abordado o tema, dividido em tópicos ou capítulos.



4. Conclusão: consiste em expor o fechamento das ideias resultantes das pesquisas, apresentando os resultados, e, se houver, sugestões pertinentes ao estudo.



5. Veja a seguir um modelo de estruturação de trabalho escolar



Capa do trabalho

Na capa, devem constar:

  • nome da escola: fonte tamanho 14, centralizado, maiúsculo e negritado;


  • título do trabalho: fonte tamanho 14, centralizado e negritado;


  • nome do aluno, número e ano; disciplina a que se destina o trabalho; nome do professor: fonte tamanho 12, caixa de texto sem margens e alinhamento à direita;


  • Cidade e ano: fonte tamanho 12;


dica: não utilize como título “Trabalho de...”. O nome (ou o título) deverá fazer referência ao tema central abordado no trabalho. Por exemplo: A qualidade de vida no centro de São Paulo ao invés de Trabalho de Geografia.



Sumário

A enumeração deverá ser feita em algarismos arábicos das seções e capítulos (se houver). A capa não deverá ser numerada.

1. Sumário ...................................................................................................02

2. Assunto ...................................................................................................03

3. Conclusão.................................................................................................04

4. Anexos ....................................................................................................05

5. Bibliografia................................................................................................06

4

Assunto

Esta parte corresponde ao desenvolvimento do trabalho, ou seja, é o trabalho propriamente dito. Quando digitado, o trabalho deverá ser feito com fonte Arial, tamanho 12, para texto e 14 em negrito para títulos.

Deverá usar ainda, quanto ao alinhamento do texto, parágrafos justificados.

Conclusão

É um parecer final e conclusivo sobre tudo o que se pesquisou, o que se discutiu, e o mais importante, o que se aprendeu com o trabalho. Na conclusão, o aluno pode, inclusive, posicionar-se criticamente e até, dependendo do tema do trabalho, apresentar propostas para mudança ou melhoria da realidade.

Bibliografia

Espaço para relacionar os textos, livros, revistas, músicas, etc., que foram utilizados como fonte de pesquisa para a elaboração do trabalho.

Essa relação deve obedecer aos seguintes procedimentos:

  • sobrenome do autor
  • nome do autor
  • nome da obra em negrito
  • número da edição
  • cidade onde a obra foi publicada
  • nome da editora
  • ano da edição
  • número(s) da(s) página(s)




Exemplo: SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e Técnicas de Pesquisa. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003. P. 87.

Professora Caroline Cunha

0 comentários:

Trabalhos e Tarefas

Agenda